O erro protestante em dividir corpo, alma e Espírito

Por Jaime Francisco de Moura

 

Na linguagem comum, costumamos usar estas duas palavras como sinônimas, designando, através delas, o elemento espiritual, imortal, de cada um de nós, assim como lemos no cântico de Maria (Lucas 1, 46 - 47) A minha alma glorifica o senhor, o meu espírito exulta em Deus meu salvador.

Citamos, algumas passagens Bíblicas em que a palavra espírito é também, empregada como sinônima de alma: O pó volta à terra como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu (Ec 12,7) ...no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão (1 Pedro 3, 19); E apedrejaram a Estevão, que orava e dizia: senhor Jesus, recebe o meu espírito (Atos 7, 59).

E agora citamos outras passagens em que, ao contrário, a palavra alma é usada como sinônimo de espírito.

Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma (que não é o sangue) (Mateus 10, 28)

Porque não deixarás a minha alma no Hades nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção (Atos 13, 35)

Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção.(Salmos 15, 10).

E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar (junto de Deus) as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus (Apocalipse 6, 9); e vi as almas (que não é o sangue) daqueles que foram executados com o machado pelo testemunho de Jesus (Apocalipse 20, 4).

Alma e espírito, visto, serem de uma só substância e natureza, formam um único elemento, uma entidade (indivíduo) única, imortal.

Quando o corpo morre, esta entidade, alma (que não é o sangue) e espírito num só e único elemento, porque imortal, volta para Deus onde terá julgamento (Romanos 14, 10) (2 Coríntios 5, 10) na esperança da ressurreição da carne (manifestação pública de todos).

Outras passagens Bíblicas parecem estabelecer distinção entre o corpo e o elemento que compõe espírito e alma, como se lê na carta aos Tessalonicenses (1Tessalonicenses 5, 23).

Neste conjunto, corpo alma e espírito não parecem o sangue que é substância integrante do corpo, e que perece unido ao corpo.

Podemos ver na Bíblia que alma tem o mesmo sentido de espírito. Exemplos:

Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele. O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida. (1 Reis 17,21-22)

É somente por ele que sua carne sofre; sua alma só se lamenta por ele. (Jó 14,22)

Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. (Mateus 10,28)

Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? (Hebreus 12,9)

Porque não reconheceu aquele que o formou, aquele que lhe inspirou uma alma ativa e lhe insuflou o espírito vital.(Sabedoria 15,11)

É errado dividir o homem em corpo, alma e espírito, como fazem a maioria dos protestantes. Leia (Gênesis 2,7) e compare com (Eclesiastes 12,7) leia (Mateus 10,28) e compare com (1Coríntios 5,3) leia (Gênesis 25,7-8) e compare com (1Coríntios 7, 34) ler ainda (Gênesis 25,17) e compare com (Atos 7,59).

Como vimos, a Bíblia em certas passagens, fala só de espírito e em outras fala só de alma. Contudo, o ser humano é corpo e alma, não pode ser dividido em três, mas sim em dois.