Nós somos salvos de uma vez por todas?

Por Jaime Francisco de Moura

 

Qualquer um nesta vida pode ter certeza da salvação?

 

"Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1 coríntios 9,27)

 

"Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia" (1 coríntios 10,12)

 

"Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído" (Hebreus 4,1) 

 

"Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneça fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada" (Romanos 11,22)

 

Paulo inseguro da sua própria salvação.

 

"Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para frente. Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo" (Filipenses 3,11-14)

 

Temos que perseverar na salvação até o fim.

 

"Sereis odiado de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Estas são as próprias palavras de Jesus. 

 

"Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..." (Lucas 9,23-24 

 

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos" (Gálatas 6,9) 

 

Nós devemos ser vigilantes.

 

Mas se nós estivéssemos seguros de nossa salvação, por que nós precisaríamos ser vigilantes? (Mateus 25,1-13) 

 

Se os cristãos podem estar seguros da salvação, por que Paulo rezou em nome de Onesíforo? Obs: Onesíforo já não fazia mais parte do número dos vivos.

 

O Senhor conceda sua misericórdia á casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso" (2 Timóteo 1,16-18)

Tito 3:7 

 

Os protestantes dizem que podemos ter a garantia de nossa salvação contanto que nós aceitemos e acreditemos em Cristo. Dizem que nós podemos ter a certeza do céu, porque Deus nos ama (João 3,16). E embora nós pecássemos e estivemos separado de Deus (Romanos 3:23), Jesus Cristo morreu para nossos pecados (Romanos 5,8). Se arrependermos de nossos pecados, nós somos salvos do inferno (Atos 3,19-20). Isso expressa algumas verdades básicas, mas falta a abundância da fé Cristã e alguns pontos importantes precisam ser explicados.

 

Vamos começar por (João 3,16) 

 

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3,16)

 

Este verso é uma declaração verdadeira e muito bonita da mensagem do Evangelho. Deus assim nos ama que enviou o único Filho, Jesus Cristo, para morrer na Cruz às mãos de homens pecadores para nos salvar (Romanos 5, 6-11). Nossa salvação é um presente grátis de Deus entregue por Cristo. Nós não podemos ganhar o céu, a menos que nós ostentamos (Efésios 2,8). Nós somos salvos por Cristo acreditando em Cristo. Mas o que significa estar acreditando?

 

(João 3,16) não é uma expressão completa da doutrina de salvação. Nós temos que entender isto no contexto e abundância de revelação. 

 

"Aquele que crê (pisteuon) no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho (apeithon) não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus". (João 3,36) 

 

Muitas Bíblias traduzem o verbo grego, apeithon, como "obedece." Este verso quer dizer: "convicção em Cristo" com "obediência para Cristo." Em outro lugar São Paulo liga a fé com obediência, como por exemplo: "a obediência da fé" (Romanos 1,5) ele relaciona também a fé com trabalhos bons, por exemplo: " a fé que opera pela caridade" (Gálatas 5,6). Também é escrito, "Pela fé obedeceu Abraão... " (Hebreus 11,8). De acordo com a Bíblia, acreditar "quer dizer obedecer." Nós não acreditamos sinceramente em Cristo, se nós desobedecemos as Ordens de Deus, no qual cometemos pecado.

 

Como resultado do pecado de Adão (Romanos 5,12) e por nossos sérios pecados, nós rejeitamos Deus e merecemos a perda da vida eterna. Disto temos que lembrar que inferno não é nenhum castigo de um Deus mas a conseqüência natural de rejeitar Deus, a Fonte de vida e bondade. Nossos pecados ofendem o amor de Deus. Não há nada que nós criaturas podíamos fazer nada como finito (limitado) para consertar este infinito (ilimitado). Felizmente devido à clemência de Deus, Cristo nos resgata do inferno pela sua Paixão e Sacrifício na Cruz. Como um presente grátis (Tito 3,5), Deus nos perdoa e nos oferece a graça para sempre viver com Ele, começando no Sacramento do Batismo (Marcos 16,16; 1 Pedro 3,21; Atos 2,38). No Batismo, nós recebemos a Graça Santificante que nos faz corrijir-se perante Deus (Atos 22,16; 1 Cor 6,9-11).

 

Agora nós já somos resgatados por Cristo no Batismo mas nós podemos escolher rejeitar livremente, este presente por pecado sério. Como São Paulo escreve:

 

Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6,23) 

Outro verso de São Paulo é: "Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado. Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes". (Hebreus 10,26-27)

 

Note que o "nós" da palavra"termos" neste verso, incluímos também São Paulo, um Cristão cheio de fé, batizado! Depois do Batismo, se nós pecamos deliberadamente e permanecemos impenitente, então nós podemos perder o presente da salvação. No Batismo nós recebemos a Graça santificante em nossas almas, mas depois nós temos que cooperar com esta graça ou nós perderemos isto (2 Cor 6,1).

 

Felizmente Deus nos deu o Sacramento da Confissão (Penitência ou Reconciliação), assim nós podemos receber o perdão de nossos pecados cometidos depois do Batismo. Desde que nós continuamos pecando depois de receber o Batismo (1 João 1,8-9), nós temos que nos arrepender continuamente, temos que confessar nossos pecados e temos que virar nossos coração para Cristo. Arrependimento não é um único evento em nossa vida, mas deve ser contínuo, todos os dias. Ontem, podíamos ter nos arrependido sinceramente e podíamos ter perdoado, mas amanhã por nossas fraquezas, podemos tropeçar novamente no pecado (2 Pedro 2,20-22). Nós podemos ser assegurados que Jesus nos perdoará tão freqüentemente quanto nós perdoamos outros (Lucas 6,36-37; Mateus 6,14-15). Por este Sacramento, nós recebemos a Graça Santificante e Graças Atuais que podem nos ajudar a resistir a pecados futuros.

 

Jesus entende nossa fraqueza até mesmo depois do Batismo. Esta é a razão que Ele deu aos Apóstolos, a autoridade de perdoar pecados: 

 

" Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (João 20, 22-23). 

 

Pelos séculos esta autoridade foi passada para os bispos e padres como o Sacramento de Confissão. Os Cristãos precisam de perdão pelos pecados, e isto vem desde o primeiro século D.C. além disso a autoridade para perdoar ou reter insinua confissão oral (revelação) de nossos pecados desde que as necessidades dos Sacerdotes saibam a natureza dos pecados. "Aquele, pois, que for culpado de uma dessas coisas, confessará aquilo em que faltou" (Levítico 5,5). "Muitos dos que haviam acreditado vinham confessar e declarar as suas obras" (Atos 19,18) " ...Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros..." (Tiago 5 15-16) "Os que eram de origem Israelita estavam separados de todos os estrangeiros, e apresentaram-se para confessar seus pecados e as iniqüidades de seus pais" (Neemias 9,2) " Que vossos olhos se abram para ouvirdes a prece que eu, vosso servo, estou fazendo na vossa presença, de noite e de dia, pelos filhos de Israel, vossos servos, confessando os pecados que nós, os Israelitas, cometemos contra vós. Porque eu mesmo e a casa de meu pai temos pecado" (Neemias 1, 6). "...Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão" (João 3,6).

 

Embora nossa salvação pessoal não esteja segura, nós ainda temos que ter esperança. Na Bíblia, São Paulo usa as frases: "a esperança de salvação" (1 Tessalonicenses 5,8) ou "esperança de vida eterna" (Tito 1,2) e (Tito 3,7). Se nós estivéssemos seguros do céu, então não haveria nenhuma necessidade por esperança. Esperança não é igual a garantia. "Porque pela esperança é que fomos salvos" (Romanos 8,24). 

 

Esperança é a expectativa confiante de bênção divina e a visão beatificadora de Deus; também é o medo de ofender o amor de Deus. [Catecismo da Igreja Católica 2090]

 

Deus quer a salvação de todos e mostra isso, através da verdade (1 Tim 2,4) que está na Igreja de Cristo, a Igreja católica

 

Nós podemos chegar ao conhecimento da verdade (1 Tim 3,15) ( Mateus 16,18) pelos Sacramentos, onde recebemos as graças como um presente grátis. Mas depois temos que cooperar com essa graça, e temos que continuar trabalhando para nos salvar. "Assim meus caríssimos, vós que sempre fostes obediente, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor...(Filipenses 2,12). Como pecadores nós não estamos seguros de nossa salvação. Mas os cristãos que fielmente vivem os Sacramentos, Canais da graça de Deus sem se render, podem ter esperança na salvação.